como ser um artista da mecenaria

Antes de começarmos a dar todas as informações para que você possa ser um dos nossos artistas, gostaríamos de lembrar o nosso objetivo fundamental:

“Aproximar o artista de talento mas que ainda não participa do mercado da arte com o apreciador de obras que, por alguma razão, não tenha condição ou vontade de adquirir obras pelos meios tradicionais”

 

Como ser um artista da Mecenaria

Se você é artista plástico, escultor ou fotógrafo você pode ser um dos nossos artistas. Precisa ter talento também, mas isso nós já sabemos que você tem.

A primeira providência é nos enviar algumas fotos das suas obras. De preferência as que você pretende colocar à venda através de nós. Mas pode ter outras também, se você acha que representam melhor o seu estilo. Essas fotos devem ser enviadas para o e-mail mecenaria@mecenaria.com.br e não precisam ser muito elaboradas tecnicamente. É só mesmo para o nosso Comitê Curador avaliar e aprovar ou não a sua participação.

O comitê Curador, hoje, é formado por 7 membros. Mas pretendemos ter 15. Chegaremos lá. Está aprovado o artista que tiver a maioria dos votos, uma vez que o comitê sempre terá um número ímpar de componentes. 

  

Estando aprovado, você será comunicado também por e-mail. Aí começa.

Você produz as fotos definitivas das obras que você quer colocar à venda por nós. Deverão ser fotos em alta definição (300 DPI´s, no formato da obra), tiradas com total enquadramento: de frente, com a lente da câmera posicionada no centro da obra. Essas fotos deverão ser enviadas em JPEG ou TIFF.

Você envia também um breve curriculum artístico e uma foto sua, para montarmos a sua “Página do Artista”, no site.

Precisamos da sua qualificação para a elaboração do contrato: nome completo, endereço completo, CPF e RG. Com esses dados, elaboramos o contrato e lhe enviamos por e-mail. Você imprime duas vias, rubrica todas as páginas e assina no final do contrato, tudo em 2 vias. Nos envia pelo Correio e em pouco tempo nós lhe devolvemos a sua via devidamente assinada por nós.

Este contrato terá um “Anexo” com as fotos e uma breve descrição de cada obra (técnica utilizada na sua confecção e medidas). Terá ainda o preço de venda do original (quando for o caso) e de venda de cada cópia. E quanto você vai receber pela venda de cada unidade (original ou cópia).

 

As cópias

Cada obra será copiada para que possamos diminuir o custo de cada exemplar. Você estará ciente e concordará por contrato que não emitirá mais cópias da obra de forma permanente, mesmo que você não venha mais a fazer parte da Mecenaria. Isto porque vamos nos compromissar com nossos compradores de que as obras terão copiagem limitada (no máximo 10 cópias, normalmente 5).

 

As cópias serão em Fine Art e será utilizada a base (papel) adequada a cada original.

 

Remuneração do artista

Ao nos entregar as obras para venda, será acordado entre as partes quanto o artista receberá por ela. 

Nos casos em que o original esteja à venda junto com as cópias, quando ele for vendido o artista receberá 50% do valor que foi acertado. O restante será dividido igualmente entre o número de cópias que forem produzidas (no caso normal de 5 cópias ele receberá 10% do valor de venda de cada cópia).

O artista tem a opção de vender só as cópias e não disponibilizar o original. Nesse caso, o valor pretendido por ele será dividido pelo número de cópias produzidas e ele receberá o equivalente a cada uma à medida em que elas forem sendo vendidas.

Do valor acertado para o artista receber a Mecenaria somará o valor da sua própria comissão, multiplicando-o pelo fator 0,42857. O valor encontrado corresponderá a 70% para o artista e 30% para a Mecenaria. A esse valor serão acrescentados os custos que incidem diretamente sobre a venda: copiagem, embalagem, emissão de certificado de autenticidade, previsão de impostos diretos, custo de financiamento para o comprador final, custo de envio da obra e comissão para vendedores ou arquitetos / decoradores. 

 

O contrato

O contrato firmado entre o artista e a Mecenaria terá a vigência de um ano, podendo ser renovado por iguais períodos tantas vezes quantas forem acertadas pelas partes.

Durante a vigência do contrato as obras terão exclusividade de venda para a Mecenaria.

 

O artista fica com os originais e se compromete a envia-los à Mecenaria por ocasião da venda em, no máximo, 7 dias.

 

Dúvidas

Qualquer dúvida que você eventualmente tenha e queira esclarecer antes de começar a se relacionar conosco, por favor, mande um e-mail para marcio@mecenaria.com.br. Teremos imenso prazer em esclarece-la.

© 2019 por Mecenaria Orgulhosamente criado com Wix.com 

Rua Afonso de Freitas, 495 - 04006-052

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean